terça-feira, janeiro 11, 2005

Virtudes do Advogado

1. Respeitador mas não subserviente
O Advogado é, por natureza, respeitador e afável com Magistrados e Colegas, sobretudo os mais experientes. Mas não pode colocar-se num plano de inferioridade que prejudique o seu Cliente. Respeito não se confunde com bajulação ou temor reverencial. Nem se manifesta em expressões como "muito Douto Acórdão" quando dele se recorre ou em envergonhados "pedidos de justiça". Até porque a Justiça não se pede, exige-se.
2. Combativo mas não trauliteiro
O Advogado que evita um combate para defesa do seu Cliente apenas pelo incómodo do confronto está a trair a sua alma. Não renegue o Advogado a sua costela belicosa e, sobretudo, não core com isso como se surpreende em alguns.
3. Proactivo mas não impositivo
A principal função do Advogado traduz-se na identificação de soluções e respectivos riscos, custos e benefícios. Mas o seu papel não se esgota na análise jurídica estrita. Por vezes, há que sair da redoma confortável do plano técnico e participar na decisão do Cliente.
4. Confiante mas não gabarola
Mais do que saber conviver com o insucesso, o Advogado não deve deslumbrar-se com o sucesso. Nada bole mais com os nervos que os Perry Masons da nossa praça, sempre tão solícitos a alardear vitórias mas tão recatados nas derrotas.
5. Discreto mas não passivo
O Advogado deve deixar para outros o papel de entertainer. Apenas pronunciar-se em praça pública quando estritamente necessário para defesa do seu Cliente. Até porque só a raridade das intervenções as torna mais credíveis e respeitadas. O Advogado que, extasiado, não resiste às luzes da ribalta invariavelmente se encandeia.
6. Disponível mas não viciado
O Advogado ideal é aquele que faz cada Cliente sentir-se o único. Há que estar preparado para fazer sacrifícios pessoais. Advocacia e horário de trabalho são realidades dificilmente compatíveis. Mas tem que sobrar sempre tempo para a família, amigos e ócio. Há vida para além da Advocacia.
7. Conciliador mas não negligente
O Advogado tem de deixar sempre a porta aberta à resolução negociada do litígio, mesmo quando convencido da sua razão. A Advocacia não é um exercício para massajar o ego, não pode deixar que teimosias e caprichos prejudiquem o seu Cliente.
8. Cauteloso mas não inseguro
Porque Direito e Certeza nem sempre se cumprimentam, o Advogado avisado é naturalmente tributário da "jurisprudência das cautelas". Promessas de infalibilidade são muitas vezes máscara de ignorância ou irresponsabilidade. Mas não deve escudar-se no argumento "à cautela" para furtar-se a tomar decisões ou limitar-se a análises superficiais.
9. Cumpridor mas não precipitado
O Advogado tem que saber conviver com prazos. Ainda que os aproveite como fonte de inspiração tardia. Porque a mais conseguida das peças processuais é a pior do mundo se extemporânea.
10. Ambicioso mas não deslumbrado
O Advogado deve conhecer as suas limitações mas nunca conformar-se. Se na Advocacia, antiguidade é sabedoria, talvez um dia a experiência me aproxime das virtudes enunciadas.

Este artigo foi escrito pelo colega Pedro Pardal Goulão(a César o que é de César), espero que não me leve a mal aqui ter sido posto, mas como achei o artigo espectacular...

1 comentário:

Anónimo disse...

Por assim dizer, são estes os "10 Mandamentos" para ser-se bom advogado...
Numa altura em que a figura do Advogado se encontra muito descredibilizada na sociedade portuguesa, chegando mesmo a apelidá-lo "em tom de brincadeira" de vigarista (já diz o velho ditado popular «a brincar, a brincar vão-se dizendo as verdades») é esta a actual imagem que as pessoas têm do Advogado. Quantos de nós já não ouviu até contar anedotas sobre a nossa classe, denegrindo a nossa imagem...
Casos de advogados que procuram as luzes da ribalta é o que não faltam neste País. Basta ver o exemplo de casos mediáticos sendo o mais actual, o famoso "Processo Casa Pia".
Como jovens advogados que somos, temos que fazer ver às pessoas que o nosso papel na sociedade não é o de as enganar, mas antes o de ajudá-las o melhor que sabemos.
Temos, e vamos demonstrar que o papel do Advogado é o de ser «respeitador, combativo, proactivo, confiante, discreto, disponível, conciliador, cauteloso, cumpridor,ambicioso mas não deslumbrado». Afinal, é para isso que que cá estamos...